Consciência...

Examine-se o homem a si mesmo...
(1 Co 11:28)- - -
Sem um exame diário do próprio coração e conduta
A nossa consciência permanece inconsciente
Não apenas da graça e do amor de Deus, mas também
Inconsciente da sua própria condição caída
E escrava do pecado... não existe despertar espiritual
Sem um exame diário (e profundo) da própria consciência
Examinar a si mesmo é um mandamento cristão
*
Entretanto, os mais sábios de todas as épocas
Sabem que mesmo o mais profundo
Exame de consciência
É superficial e enganoso...
E que por isso mesmo
É preciso desconfiar
Da própria consciência
Pois a verdade, é que há em nós, muitas coisas
Que a nossa consciência prefere não ver, nem saber, nem falar
*
Sábio foi Davi, que desconfiado da própria consciência e coração
Chamou a Deus, para que o examinasse de uma maneira mais profunda e definitiva. “Sonda-me, ó Deus – ele orou -, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”. (Salmos 139:23,24)
*
Nessa questão tão fundamental para o desenvolvimento da nossa alma e vida com Deus, não perdemos nada imitando a Davi. Pois, como Paulo ensinou, ainda que a nossa consciência não nos acuse de coisa alguma, Deus é maior do que a nossa consciência...
_VBMello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A luta minha de cada dia

Não existe razão para ter medo...

Mas se não tiver amor, nada serei...

Anjo canta com Jason Upton...

O suicida - segundo G. K. Chesterton

Francamente, esse Jesus é um estraga-prazeres!

Vida de comunhão com Deus