É claro que há esperança para a próxima geração...

O pastor Russel D. Moore, líder da Highview Baptist Church (Igreja Batista Visão do Alto, em tradução livre), escreveu um artigo em seu site sobre a transformação que a Graça de Deus proporciona às pessoas e relatou uma conversa que teve com o famoso teólogo Carl F. H. Henry, um de seus mentores, sobre otimismo a respeito do futuro da igreja cristã.



Ele fala sobre seus lamentos em relação aos rumos que a igreja está tomando e afirma que a surpresa que teve ao ouvir um comentário de Henry sobre o futuro foi inesquecível: “Quem diria que Deus levantaria um C. S. Lewis, um Charles Colson? Eles eram incrédulos que, uma vez salvos pela graça de Deus, foram grandes guerreiros da fé”, revela Moore.

Segundo ele, Henry acreditava que os próximos líderes do cristianismo provavelmente viriam de fora da igreja, e uma vez convertidos, poderiam levar a igreja de volta às origens.

Baseado nesse raciocínio de Henry, Moore desenvolve seu argumento afirmando que “o próximo Billy Graham talvez esteja desmaiado de tanto beber em alguma festa de faculdade… A próxima Madre Teresa pode estar administrando uma clínica de aborto nesse instante”.
Leia abaixo a íntegra do artigo do pastor Russel D. Moore:
Sempre que começo a me sentir desencorajado a respeito do futuro da igreja, me lembro de uma conversa que tive, alguns anos atrás, com o teólogo evangélico Carl F. H. Henry, no que acabaria sendo a sua última visita ao Southern Seminary antes de sua morte.


Muitos de nós estávamos lamentando o estado lamentável da igreja em relação ao descompromisso teológico, a pregação vazia, a falta de discipulado.



Perguntamos ao Dr. Henry se ele via alguma esperança nas próximas gerações de evangélicos. Nunca me esquecerei de sua resposta.


“Por que você fala como se o cristianismo fosse genético?”, disse. “É claro que há esperança para a próxima geração de evangélicos. Mas os líderes da próxima geração talvez não venham do contexto evangélico atual. Provavelmente, ainda são pagãos”.


“Quem diria que Saulo de Tarso seria o maior dos apóstolos entre os gentios?”, nos perguntou. “Quem diria que Deus levantaria um C. S. Lewis, um Charles Colson? Eles eram incrédulos que, uma vez salvos pela graça de Deus, foram grandes guerreiros da fé”.



E, claro, o mesmo princípio se aplicava ao próprio Henry. Quem diria que Deus levantaria um jornaleiro vindo de uma família Luterana não-praticante para defender as Escrituras por gerações de evangélicos conservadores?


O próximo Jonathan Edwards pode ser o homem dirigindo na sua frente, com um adesivo do peixe de Darwin colado no carro.


O próximo Charles Wesley pode ser um artista de hip-hop misógino e de boca suja agora.


O próximo Billy Graham talvez esteja desmaiado de tanto beber em alguma festa de faculdade.


O próximo Charles Spurgeon pode estar, nesse momento, produzindo cartazes de alguma marcha do orgulho gay.


A próxima Madre Teresa pode estar administrando uma clínica de aborto nesse instante.



Mas o Espírito de Deus pode mudar tudo isso. E parece ter prazer em fazê-lo. O novo nascimento não simplesmente transforma vidas, criando arrependimento e fé; também provê novos líderes para a igreja, e cumpre a promessa de Jesus de dar a igreja tudo que ela precisasse para prosseguir sua marcha, no espaço e no tempo (Efésios 4.8-16).


Afinal de contas, enquanto Filipe levava o eunuco etíope a Cristo, Saulo de Tarso ainda era um assassino.



Grande parte da igreja, em qualquer geração, surge por meio do discipulado lento e paciente da próxima geração. Mas para nos impedir de pensar que o cristianismo é evolucionário e “natural” (ou, para usar o termo do Dr. Henry, “genético”), Jesus choca sua igreja ao usar líderes que parecem surgir como um Big Bang, do nada.


Sempre que sou tentado a me desesperar por conta do estado da igreja americana, sou lembrado que Jesus nunca prometeu o triunfo da igreja americana; ele prometeu o triunfo da igreja.



Grande parte da igreja, no céu ou na terra, não é americana. Talvez a esperança para as igrejas americanas esteja, nesse exato momento, na Nigéria, no Laos ou na Indonésia.


Jesus será Rei, e sua igreja florescerá. E ele o fará acontecer da forma como quiser, ao exaltar os humildes e humilhando os exaltados, ao transformar covardes, ladrões e assassinos nas pedras de fundação da Nova Cidade.

Então relaxe.

E seja gentil com o ateu dirigindo na sua frente; aquele mesmo que acabou de te fazer um gesto obsceno. Pode ser que ele venha a evangelizar os seus netos.
---
Russell D. Moore  - Traduzido por Filipe Schulz

Fonte - gospelmais
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Postagens mais visitadas deste blog

A luta minha de cada dia

Não existe razão para ter medo...

Mas se não tiver amor, nada serei...

Anjo canta com Jason Upton...

O suicida - segundo G. K. Chesterton

Francamente, esse Jesus é um estraga-prazeres!

Vida de comunhão com Deus